segunda-feira, 29 de novembro de 2004

O velho Chico

  ciclo menstrual., comportamento sexual, gravidez.


De mês em mês as garotas são visitadas pelo Chico. Era assim que nossos avós costumavam se referir a menstruação. Outros nomes curiosos incluem as chamadas “regras” ou “aqueles dias”. Essa “visita” é incômoda para a maioria das garotas e mulheres e cercada de diversos mitos (não se pode lavar a cabeça ou tomar sorvete). Tais mitos obviamente são infundados.

Este companheiro das mulheres tem hora certa pra chegar. Todo mês mais ou menos na mesma época a mulher menstrua. Esse evento algumas vezes pode ser um alívio, já que este é um sinal de que a mulher não engravidou.



Todo este processo é chamado de ciclo menstrual. Cada mulher tem o seu. Na maioria das vezes ele tem 28 dias. Dentro desses 28 dias existe um período onde a mulher está mais propensa a engravidar, chamado período fertil que acontece mais ou menos 14 dias antes da menstruação. Então deve-se evitar sexo com penetração vaginal nesse dia e também dois dias antes e dois dias depois. Isso porque o espermatozóide quando em ambiente adequado (e a vagina é mais do que adequada) pode sobreviver por 48 horas procurando o óvulo para fecundar. “Mas espere aí. Porque evitar a penetração? Não é só evitar a ejaculação dentro da vagina?” Não, caros leitores e leitoras. Isso porque mesmo no líquido lubrificante (aquele transparente que sai do pênis) pode conter algum espermatozóide perdido que se for esforçado o bastante irá também ao encontro do óvulo. “Ok mas eu não vou transar nesses benditos dias então” você me diz. Ai eu te respondo: Você não sabe quais são esses benditos dias. “Como assim você acabou de explicar”. Ai está o segundo problema. O ciclo menstrual não é exatamente igual um ao outro. Isso porque estamos falando de um corpo, orgânico. O ciclo mestrual está condicionado a hormônios, a fatores psico-socias (fazer exercícios, estilo de vida), até o clima influencia. Como controlar todos esses fatores?



Resumindo, transar sem algum método contraceptivo é uma dor de cabeça porque:



1- Você não tem como controlar (e no caso da parceira controlar o garoto) se está ou não liberando espermatozóides.



2- Você não tem como controlar o ciclo menstrual. Ele é uma força da natureza. Funciona a sua maneira e não vai te avisar.



Ok, você pode me dizer “Entendi tudo que tu falou mas eu já fiz sexo sem contracepção. E agora?” . Agora você deve estar em dúvida se está ou não grávida certo? O que eu posso te dizer é: Calma. A mesma regra para transar vale para o depois de transar. Seu ciclo mestrual (principalmente se você for jovem, com hormônios descontrolados) continua sendo essa força da natureza. Se a sua mesntruação está atrasada não necessariamente significa gravidez. E quando mais você se preocupa, mais você mexe naqueles fatores psicológicos que mencionei e mais ela atrasa e assim por diante.



Mas da próxima vez não esquece a camisinha…

0 comentários:

Postar um comentário

 

©2009 Rosangela Dias | by TNB